São muitos detalhes que devem ser observados, decisões e ideias que vão mudando com o passar do tempo. Mas isso tudo faz parte do processo de empreender, visto que esse processo é o amadurecimento, fase de melhorias do projeto. As vezes falta um “estralo” ou podemos chamar de “sacada” para o empreendedor abrir seu negócio. Pensando nisso, destacamos algumas sacadas. Devemos observar que a caminhada do empreendedor normalmente é longa, e toda longa caminhada começa com o primeiro passo.
1 – Identificar a necessidade do mercado.
As empresas existem para solucionar ou oferecer algo ao mercado. Na maioria das vezes elas solucionam problemas de um determinado público. É aí que mora a primeira sacada, observe na sua região quais possíveis problemas que atormentam a sociedade. Muitas regiões necessitam de serviços de mãos de obra, outras, comércios, etc.
Hoje aqui na minha região, a grande Florianópolis, existe um problema muito grande que eu queria ter a expertise para resolver. É o trânsito, que como toda grande capital, o processo de locomoção é bem caótico.
Se você não consegue enxergar a necessidade da sua região, conversando com as pessoas, muitas vezes as necessidades são detectadas assim, uma conversa com o potencial cliente. Talvez conversando com ele você vê que o problema dele é bem diferente do seu.
2 – Planejar soluções à necessidade do mercado.
Logo após de identificar as necessidades é hora de resolver. A segunda sacada está bem aqui, você precisa procurar soluções para saciar as possíveis necessidades dos seus clientes. Quanto mais especifico for essa necessidade, maiores são as chances de existir soluções. Por isso foque inicialmente e exclusivamente em uma necessidade especifica, sabemos que em todas regiões não existe somente um problema, mas sim vários. Pensando nisso foque em um grupo especifico de clientes e gaste toda sua energia nesse grupo.
Com as soluções encontradas você deve testar com seus possíveis clientes, explicar, mostrar os pontos positivos do seu produto ou serviço. Assim você saberá se está indo pelo caminho certo ou não. Mas caso você não consiga explicar para seus possíveis clientes, não desanime ou fique comovido, volte a primeira sacada e tente melhorar sua ideia. O sucesso só é alcançado depois de muita persistência e batalhas perdidas.
3 – Construir seu plano de negócios.
Depois de demonstrar seu produto ou serviço aos seus possíveis clientes é hora de sentar e começar a construir seu plano de negócio. A terceira sacada é justamente a elaboração do seu plano de negócio. Aqui você traça os objetivos, possíveis problemas, dificuldades, previsões de valores a receber e gastar, o real mercado de clientes, entre outras coisas que você vai se deparar no dia a dia do seu negócio.
Este documento é muitas vezes desprezado pelos futuros empresários porque não sabem o real poder de um Plano de Negócio bem elaborado. Esta elaboração exige esforço, pesquisa de mercado e determinação do empreendedor. É a etapa que você coloca no papel os possíveis números da sua empresa e faz toda a análise para ver se realmente vale a pena investir ou não. Com seus objetivos traçados no papel, as tomadas de decisões tendem a diminuir os riscos e as incertezas, garantindo de certa forma mais êxito no seu negócio.
Pesquisas demonstram que se preparar antes de abrir seu negócio, aumentam consideravelmente as chances de obter sucesso. E nas piores hipóteses o empreendedor identifica a inviabilidade do negócio antes de investir tempo e dinheiro.
Ter seu próprio negócio requer muito do empreendedor, muitas vezes você terá que sacrificar finais de semana, feriados, férias e prolongar sua carga horária de trabalho. Mas isso tudo é muito gratificante, e possui diversos benefícios. Se você estiver disposto a executar seu sonho, boa sorte!
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