As compras online nunca estiveram tão em alta, hoje cerca de um quarto da população brasileira compra pela internet e esse número não para de crescer por diversos fatores. Os principais são: a conveniência, praticidade e a economia obtida.
Pesquisas indicam que as compras online cresceram cada dia mais, principalmente com as novas gerações de consumidores, que estão sempre conectados. Isso significa uma excelente oportunidade para você empreendedor que deseja montar um negócio nesse novo canal de comercialização.
Muitos empreendedores possuem esse desejo, porém não sabem que tipo de conhecimento é necessário para colocar sua ideia online. A principio vender pela internet é muito parecido como vender em qualquer outro ambiente de comercialização. Como todo canal de comercialização é necessário conhecer seu público alvo e oferecer produtos ou serviços que atendam suas necessidades ou resolva possíveis problemas. Contudo o e-commerce possui algumas particularidades que devem ser consideradas na criação, implantação e gestão do negócio.
Vamos destacar algumas fases desse processo:
CONHECER O CONSUMIDOR.
Normalmente o consumidor online possui um grau de escolaridade melhor que consumidores tradicionais. Esse motivo faz com que ele seja mais criterioso e exigente. Ele sabe que possui uma ferramenta de alto potencial em suas mãos que é a internet, onde possibilita filtrar melhor suas compras, além de poder manifestar sua insatisfação com eventual serviço ou produto.
Esse fator por um lado traz dificuldades para comerciantes que pretendem vender produtos ou serviços com baixa qualidade e preços altos. Já por outro lado, proporciona ao empreendedor que compreende esse novo perfil de cliente, um mercado gigantesco que movimenta milhões por ano. O empreendedor deve esta comprometido em oferecer qualidade, transparência, bom preços e compromisso com o cliente.
PLANEJAR SEU NEGÓCIO.
Todo empreendedor de sucesso sabe que planejar seu negócio é de fundamental importância, colocar no papel todos os aspectos relevantes e variáveis fazem toda diferença para sobrevivência do seu negócio, assim preveni e evita gastos desnecessários, evita atrasos e amplia suas oportunidades de crescimento.
Na internet o grau de competição é muito grande, diminuindo a margem de correção de possíveis erros, aumentando os riscos do negócio. Setores que até ontem não eram muito explorados, hoje já possui uma saturação, esse é o grande poder da internet em pouco tempo o consumidor tem opções diferentes. Por isso antes de abrir planeje detalhadamente, estude e busque sempre fazer a diferença.
ESCOLHER O NICHO DE MERCADO.
Eis uma decisão crucial, escolher o nicho de mercado é sem duvida um dos fatores mais determinantes para alcançar o sucesso, mas com essa escolha mal feita também pode ser para alcançar o fracasso. Empreendedores menos experientes ou desavisados que entram em um nicho de mercado com grandes concorrentes e não oferecem um diferencial, tem pouquíssimas chances. A mesma fórmula funciona para empreendedores que procuram nicho de mercado com poucos concorrentes, mas a demanda por esse nicho esta diminuindo gradativamente. Nesta etapa seu planejamento já deve estar realizado e nele o nicho de mercado deve estar mencionado, mas estude, procure informações de qualidade antes de tomar qualquer decisão.
As três fases citadas acima, por si só não garantem o sucesso, mas com toda certeza aumenta muito a chance de ocorrer. Principalmente se considerarmos o gigante crescimento desse mercado, que cada dia continua firme e movimentando altos valores.
Espero ter contribuído com o seu crescimento empreendedor. Se essas dicas foram importes para você, não esqueça de compartilhar para que outras pessoas possam também adquirir conhecimentos.
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES: