Fazer uma equipe pleitear por um propósito em comum é uma tarefa difícil, ainda mais quando possui hierarquias e pessoas acomodadas. É uma tarefa difícil, pois não existe uma receita ou estudo pronto 100% eficaz para ser um bom líder. Liderar pessoas é um processo que exige muita prática, repetição e determinação, cada pessoa é única, talvez o que estimula uma não estimula a outra. Além de tudo o líder tem que incentivar as pessoas e ao mesmo tempo atender às necessidades da empresa, preservando sempre os objetivos da organização. Outra observação é o tamanho da equipe e também da empresa, que influencia muito a forma de liderar.
A primeira dica: O líder é o espelho para sua equipe. Não adianta pedir ou determinar algo para equipe se você é o primeiro a não cumprir. As pessoas normalmente buscam alguém para se espelhar, seja por diversos motivos, nesse caso a equipe vai se espelhar no líder, nos seus ensinamentos e principalmente nas suas atitudes.
Segunda dica: Os objetivos da equipe devem estar bem claros para todos. O líder deve sempre que possível reforçar. Uma equipe com objetivos determinados fica mais fácil de liderar e obter resultados positivos. Por exemplo, quando se trabalha com uma equipe de vendas o objetivo é vender, mas nos dias atuais de crise, efetuar a venda nem sempre é possível, então deixar claro para equipe que o objetivo é também cortar custos, desligar o ar condicionado, apagar a luz, economizar no cafezinho, etc.
Terceira dica: Uma das principais obrigações do líder é gerar bons resultados para empresa, não adianta ser um líder admirável pela equipe e não gerar resultados. Por esse motivo você tem que conhecer muito bem sua equipe e saber quais as razões que incentivam cada um. Com certeza na sua equipe tem pessoas com perfis capitalistas, ganhar dinheiro, outras com o perfil cooperativo, gosta de ajudar o próximo, perfil competidor, entre outros. Você como líder tem que saber administrar cada um e fazer com que todos sigam na mesma direção.
Quarta e última dica: Saiba reconhecer as pessoas que trabalham bem, seja com reconhecimento financeiro, ou alguma outra forma de gratificação, mas reconheça e mostre o valor que ele possui na equipe. Na sua equipe também vai ter pessoas que não vão muito bem, busque entender os motivos pelos quais ela não consegue acompanhar a equipe, seja por falta de capacidade, interesse, desmotivação ou outras dificuldades. Decisões difíceis como demissões também fazem parte das obrigações de um líder, busque sempre tomar decisões com transparência e tente mostrar os motivos pelos quais você tomou essa atitude.
Um verdadeiro líder, forma novos líderes, seu crescimento também depende disso, como você vai assumir novas posições ou desafios se somente você consegue liderar uma determinada equipe. Esse é o auge de ser um líder, preparar e transformar pessoas para fazer a diferença.
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES: