Existem muitas técnicas e teorias voltadas a esse assunto, mas mesmo assim, há uma grande dificuldade dos líderes em dar um feedback a sua equipe, principalmente quando é pequeno empresário e não possui experiência no assunto.
Como quase tudo na vida, o feedback precisa ser treinado, e assim, ir melhorando conforme o tempo. Uma forma de praticar é conversando com as pessoas de forma natural evitando distanciamentos por causa de hierarquia. A maneira como você se expressa é muito importante, evite vocabulários pobres, mas também não use palavras de difícil entendimento.
A seguir algumas sugestões para ir se aperfeiçoando em dar um feedback.
1 – IMEDIATO. O feedback deve ser realizado logo após de observar algo errado, não deixar para falar depois de dias ou até meses. Pois com o tempo o fato acaba não possuindo mais significado.
2- SEJA OBJETIVO E CLARO. Não comece falando de futebol ou qualquer outro assunto que não importa no caso, só para deixar a pessoa mais a vontade, vá direto ao assunto, como por exemplo: “Você ficou de me entregar o relatório até hoje ao meio dia. O que aconteceu para você não conseguir cumprir o prazo?
3 – MOSTRE A IMPORTÂNCIA DA FUNÇÃO DELE NA EMPRESA. Diga: “o Seu papel dentro da equipe é de fundamental importância, por isso quando você não cumpre os prazos isso aborrece todo o grupo e principalmente eu”.
4- NÃO USAR PALAVRAS QUE DÃO MARGEM PARA DESCULPAS. Exemplo “ Por gentileza, tente resolver aquele problema amanhã “, mas sim “ Por favor, você tem que resolver aquele problema amanhã.
5 – PASSE CONFIANÇA. Não diga: “ espero que você cumpra o prazo”, diga “ Eu sei que você é uma pessoa inteligente e determinada e vai cumprir o prazo”.
O feedback após ser dado é necessário possuir um acompanhamento para ver se realmente houve mudança de comportamento, durante o acompanhamento reforce os pontos positivos. Demonstre que você dá muito valor para mudança de comportamento, assim a pessoa vai se sentir na obrigação de mudar.
Devemos observar que o feedback são dicas dadas para melhorar o comportamento das pessoas, não confunda como estimulo financeiro, ele possui a função de permitir ajustes para manter todos os processos funcionando corretamente.
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