Cortar custos significa eliminar o excesso de despesas que não irão interferir diretamente nas operações da empresa. O processo de cortar custos deve ser realizado de forma inteligente e bem estudado, analisar os impactos que poderão causar na empresa, uma decisão equivocada poderá comprometer toda a organização.
A empresa é influenciada por algumas variáveis, isso interfere diretamente na lucratividade da organização. Costumo dizer que existem duas variáveis que impactam diretamente na empresa; Variáveis externas e internas. As externas são aquelas que não estão sobre o controle da empresa, é influenciada pelo mercado, economia, e pode sofre alterações a qualquer momento. Já as variáveis internas são aquelas voltadas aos recursos internos, a empresa possui total controle e poder para tomar decisões sobre ela. Contudo as duas variáveis devem sempre ser muito bem analisadas, conforme comentado a externa muda constantemente e influencia diretamente a interna. Exemplos: Se decidir vender uma máquina porque a produtividade está fraca, mas em um futuro próximo a variável externa muda e é necessário produzir mais, porém não tem o devido equipamento para o mesmo. O empresário deve sempre buscar o equilíbrio e possuir uma visão futurista.
Cortar custos basicamente é proporcionar um equilíbrio de caixa. Veja algumas dicas essenciais.
Primeira: Com toda certeza, se a sua empresa necessita de estoque ali se concentra uma boa parte do dinheiro, por isso sempre busque descontos com seus fornecedores, tente negociar de forma mais vantajosa. Mesmo se o desconto for pequeno com certeza no final do mês terá um impacto significante.
Segunda: Tenha um controle rígido do seu estoque justamente para não fazer compras em excesso, compre somente o essencial assim não deixará o dinheiro da empresa parado.
Terceira: Despesas de uso e consumo, essas devem sempre ser observadas, uma simples lâmpada apagada, uma torneira fechada, economia no cafezinho, no ar-condicionado terá um grande significado no final do mês.
Quarta: Realizar uma adequação na equipe de trabalho, com muita sabedoria para não se arrepender futuramente, muita das vezes esse não é o melhor caminho.
Quinta: Faça um levantamento dos itens desnecessários e invista somente em itens necessários para passar essa época difícil, pois o objetivo principal da empresa é a lucratividade.
Cortar custos é sempre essencial e muito bem-vindo para todas as empresas de qualquer seguimento, mas lembre-se que deve ser realizado de forma consciente, cada negócio até no mesmo ramo possui particularidades, por esse motivo não podemos seguir uma receita de bolo, mas sim realizar análises de todas as variáveis e possíveis impactos na empresa.
Tenha sempre controle das suas despesas, seja em planilha de Excel ou relatórios do sistema, o importante é possuir números confiáveis para tomar decisões em épocas difíceis.
Espero ter contribuído com você, no mundo dos negócios informações e dicas nunca são de mais.
Gostou das dicas! Então compartilhe e se inscreva para receber nossas atualizações.
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES: