A Contabilidade é um serviço extremamente necessário para qualquer empresa. Qualquer negócio que queira trabalhar de forma legalizada, precisa de uma Assessoria Contábil. O Contador desenvolve muitos serviços para sua empresa, seja na parte contábil, tributário, previdenciária e até mesmo na área gerencial. Isso mesmo, ele pode te ajudar a gerenciar sua empresa. Além disso, a contabilidade é a linguagem universal dos negócios.
Porém na hora de contratar serviços na área contábil, o empresário deve estar bem atento as propostas, valores, e muito mais atento na qualidade dos serviços prestados. Fique esperto, um contador que não possui competência pode até levar a sua empresa a falência.
Já foram mencionadas algumas razões para contratar uma boa contabilidade, porém vamos destacar as principais, na qual esse artigo tem como foco principal.
1 – Enquadramento tributário – Antes de qualquer empreendedor abrir seu CNPJ ele passa pelo processo do planejamento tributário. O profissional competente para esse trabalho é o Contador. Atualmente existem 3 principais enquadramentos: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Antes de aderir a qualquer um deles a futura empresa deve ser muito bem planejada em requisitos de faturamentos, despesas, custos, lucros e observar as legislações. Uma vez optante por uma forma de Enquadramento Tributário, essa terá valor por um ano calendário inteiro, ou seja, até dezembro de cada ano. Caso o enquadramento seja escolhido errado a empresa perderá dinheiro durante todo o ano calendário.
2 – Tipos Jurídicos de empresas – Vamos descartar os três mais comuns e praticados atualmente; Empresário Individual, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) e Empresa de Responsabilidade Limitada (LTDA). Nesse Processo a contabilidade tem a função de orientar o empresário sobre a responsabilidade que o mesmo vai adquirir perante dívidas contraídas por sua empresa. No caso do Empresário Individual, não possui sócio, e a responsabilidade é ilimitada sobre as dívidas contraídas, ou seja, caso sua empresa adquira uma divida que não consiga pagar o empresário responderá diretamente com seus bens particulares aos credores. No caso de EIRELI o empresário não possui sócio e sua responsabilidade sobre as dívidas contraídas é no valor do capital social integralizado que por força de Lei deve ser igual ou superior a 100 vezes o salário mínimo vigente no País. Já na empresa LTDA, possui sócios e a responsabilidade é dividida entre os sócios, segundo o percentual de cada um perante ao capital social. Esse processo deve ser muito bem orientado pelo Contador ao empresário, justamente para o mesmo ter ciência sobre sua responsabilidade.
3 – Gerenciamento – Depois da empresa constituída de forma legal e devidamente estruturada a Contabilidade possui todas as ferramentas possíveis para ajudar o empresário a gerenciar sua empresa, seja no gerenciamento administrativo quanto financeiro. Uma das funções da contabilidade é justamente organizar os números, interpretar e demonstrar ao empresário pra fins de tomadas de decisões, seja no âmbito financeiro ou patrimonial.
Contrate uma Contabilidade de sua confiança, nem sempre o preço é o melhor investimento. O Contador possui muito conhecimento sobre empresas, então aproveite isso ao seu favor.
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES: